Centro de Dia


A Casa de Nossa Senhora do Rosário foi criada para atender, principalmente, os que sofrem de isolamento e debilidades que se traduzem em incapacidade para enfrentar o seu dia a dia. Atende diariamente 145 pessoas nas suas três Respostas Sociais - Centro de Dia, Apoio Domiciliário/COPPI e Academia Cultural -.

O edifício onde se situa a Casa de N. Sra. do Rosário foi construído especificamente para o fim a que se destina.

A Casa de N. Sra. do Rosário não tem fins lucrativos. As mensalidades pagas pelos utentes destinam-se exclusivamente a ajudar a suportar os custos de funcionamento.

No Centro de Dia apoiamos actualmente 70 utentes. A equipa é constituída por 21 trabalhadores, nomeadamente Directora Técnica, animadora cultural, apoio administrativo, serviços gerais, cozinheira, ajudante de cozinha e ajudantes de acção directa.

O objectivo do Centro de Dia é apoiar o idoso de forma a garantir uma maior estabilidade na sua vida física, psíquica, emocional e religiosa. Favorecem-se as relações interpessoais e intergrupais ao nível do Centro do Dia e da Comunidade, de forma a estimular o convívio, quebrando o isolamento e integrando-o socialmente. Dá-se informação sobre recursos existentes na comunidade, no sentido de dar respostas às suas necessidades e colabora-se com a família na resolução dos problemas de carácter social.

No Centro de Dia fomenta-se a auto-estima e a realização pessoal do idoso, tendo em conta que envelhecer não significa parar, mas sim procurar novas formas de realização pessoal e de participação na comunidade.

Para alguns dos utentes dispomos dos seguintes serviços: acompanhamento a consultas, higiene pessoal em centro de dia, tratamento de roupas, medição da tensão arterial, transporte de e para o centro de dia, serviço de manicura e pedicura.

No Centro de Dia são desenvolvidas várias actividades. São realizadas festas tais como o Dia do Idoso, o Magusto, o Carnaval, a chegada da Primavera, os Santos Populares e o dia dos Avós. Os aniversários são festejados uma vez por mês. A Páscoa, o Natal e o dia de Reis são festejados de uma forma especial. Há lugar a celebrações litúrgicas, nomeadamente a Missa de Nª Sra. do Rosário, a Missa de 4ª feira de Cinzas e a Missa de 13 de Maio. Há uma peregrinação a Fátima com celebração da Via Sacra e a celebração do dia de S. Domingos, com a participação das crianças do Colégio de S. Domingos.

Actividades diversas são realizadas para ocupação de tempos livres dos utentes do centro. São organizados jogos de mesa e de mímica, trabalhos manuais, teatro, coro, e tardes de dança, anedotas e ginástica. Os utentes são igualmente convidados a participar em debates, inquéritos e passeios. Há sessões de saúde promovidas pelo serviço de enfermagem do Centro de Saúde de Sete Rios. É organizada uma reunião geral de idosos para programação de cada ano, com sugestões e reclamações.

Na Casa de N. Sra. do Rosário há uma Academia Cultural, a Academia de São Domingos, a qual tem actualmente 40 utentes divididos pelas seguintes disciplinas: inglês, danças de salão e yoga.

Para além do anteriormente mencionado, existe na Casa de N. Sra. do Rosário um grupo de suporte e auto-ajuda destinado a familiares de doentes com demência. Pretende-se ajudar os familiares com sessões de informação acerca da doença e de como melhor cuidar do doente, e com a partilha de experiências e promoção de contacto entre pessoas que vivem os mesmos problemas de forma a que não se sintam isoladas. Este grupo funciona uma vez por mês, com trabalho voluntário dos técnicos superiores da instituição, ajudantes de centro de dia e especialistas convidados.

Na Casa de N. Sra. do Rosário são igualmente acompanhados e orientados estágios profissionais em diferentes áreas, nomeadamente enfermeiros, técnicos de serviço social, ajudantes de acção directa e animadores.

São proporcionadas acções de formação a todos os funcionários, desde cursos de longa duração, congressos e acções de formação de curta duração.

 


Contacto

Igreja Paroquial
R. Raúl Carapinha, nº 15
1500-541 Lisboa
Tel. 217221350

Email:  secretaria@paroquiasaodomingosdebenfica.pt

Todos os direitos reservados © PARÓQUIA DE S. DOMINGOS DE BENFICA 2017 Realizado por Terra das Ideias