COPPI

Cada vez mais alguns idosos apresentam demência ou fraca mobilidade, que os impossibilida de permanecer em casa sozinhos. Desta forma, foi criado um projecto complementar ao apoio domiciliário tipificado, um apoio com uma vertente inovadora, destinado àqueles cujos familiares ainda os querem manter em casa.

Assim, surgiu o COPPI – Centro Ocupacional Protegido para Idosos -, o qual é vocacionado para pessoas com dificuldades físicas e psíquicas impeditivas de estar no Centro de Dia, juntamente com os outros utentes. Estas pessoas são trazidas para o Centro de Dia, onde têm um espaço exclusivo para elas. Desta forma, para além de beneficiarem dos serviços prestados pelo apoio domiciliário tipificado, beneficiam igualmente de um acompanhamento personalizado durante todo o dia, num espaço protegido com terapia ocupacional para manter algumas competências que possuem.

Actualmente apoiamos 20 utentes em COPPI, do total de 75 utentes em Apoio Domiciliário.

São desenvolvidas as seguintes actividades:

• estimulação cognitiva - através de debates temáticos, de debates de notícias de jornal, sopa de letras, leitura e escrita;
  • estimulação de memória - através da identificação dos dias da semana, mês e ano, identificação das estações do ano e suas características, construção da árvore genealógica e jogos de memória, entre outros;
  • estimulação da motricidade fina - através de recortes, colagens, costura, crochet, pintura em azulejo, etc.;
  • estimulação motora - através de ginástica, passeios à varanda e jardim, dança e jogo de bola.

São organizadas outras actividades com maior ligação ao Centro de Dia, tais como participação nas festas, realização da decoração, elaboração de lembranças para os participantes das festas e prendas para os familiares, elaboração de máscaras de carnaval, entre outras.