Quem Somos

O Centro Social Paroquial de São Domingos de Benfica é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, canonicamente erecta, com personalidade jurídica, canónica e civil.

Foi criada pela Fábrica da Igreja com o objectivo geral de cultivar:

• a fraternidade cristã;
  • a promoção e o desenvolvimento entre todos os habitantes da paróquia, com preferência pelos mais pobres.  “Esta é uma opção, ou uma forma especial de prioridade, na prática da caridade cristã de que testemunha toda a tradição da Igreja” (Populorum progressio, n. 45).

A sua Direcção é constituída pelo Pároco e por 4 elementos voluntários.

Uma Instituição Particular de Solidariedade Social é constituída, sem finalidade lucrativa, por iniciativa de particulares, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos e desde que não sejam administradas pelo Estado ou por um corpo autárquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objectivos, mediante a concessão de bens e a prestação de serviços:

• apoio a crianças e jovens;
  • apoio à família;
  • protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.

Actualmente, o CSPSDB desenvolve a sua acção em duas áreas:

• Infância
  • Terceira Idade

Na área da Infância tem duas Respostas Sociais:

• Berçário e Creche
  • Jardim de Infância

Na área da Terceira Idade tem quatro Respostas Sociais:

• Centro de Dia orologi replica
  • Academia Cultural de São Domingos
  • Apoio Domiciliário/COPPI
  • Lar
replica watches