Programa Pastoral

Introdução ao Programa Paroquial

“A fé surge da pregação,

e a pregação surge pela palavra de Cristo.”

Rm 10,17

Irmãs e irmãos caríssimos

No final de 2016 a nossa Igreja Diocesana viveu um dos momentos altos da sua história: assinalou os 300 anos da sua qualificação patriarcal. Das distintas iniciativas programadas para esta comemoração, sem dúvida que a realização do Sínodo Diocesano foi o seu coroar. Fruto do Sínodo é a Constituição Sinodal de Lisboa (CSL). Este documento, com um total de setenta números, é a carta magna para a pastoral da nossa diocese nos próximos anos.

O ano pastoral que começa tem como inspiração o nº 38 da CSL: “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé”. Todos temos consciência que a Palavra de Deus é o sustento da nossa vida cristã. Sem esta Palavra perdemos o rumo e o tino da nossa vida eclesial.

Como bem nos recorda o Senhor Patriarca: “Na exortação apostólica Evangelii Gaudium, inspiração básica do nosso Sínodo Diocesano, o Papa Francisco escreve o seguinte: «Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza se não se deixa continuamente evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus “se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial”» (EG, nº 174) – esta última frase é citação da exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, nº 1, do Papa Bento XVI.”

Motivados por estas palavras, convido a todos e a cada um a este formar-se continuamente na Palavra de Deus, através da escuta atenta, da proclamação convicta e do testemunho corajoso. Que ressoe em nós as palavras que animaram Santo Agostinho a encontrar na Sagrada Escritura o sentido da sua vida: “Toma e lê”. Tenhamos a ousadia de segurar nas nossas mãos a Palavra que pode mudar o rumo do nosso coração.

28 de Agosto de 2017

Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja