Programa Pastoral

Introdução ao Programa Paroquial

Caríssimos paroquianos

O ano pastoral 2018/2019 promete ser um ano particularmente especial para a nossa comunidade. Assinalam-se 45 anos da inauguração da Igreja e Centro Paroquial (4 Novembro 2018), bem como os 60 anos da criação da Paróquia (25 março 2019).

Mas se estas datas não fossem razões suficientes para o nosso maior envolvimento na vida da comunidade, creio que o tema pastoral deste novo ano o pode ser. Nesta caminhada pós-sinodal, o nº 47 da Constituição Sinodal de Lisboa surge como inspiração: VIVER A LITURGIA COMO LUGAR DE ENCONTRO. Encontro com Deus e, naturalmente, encontro da comunidade enquanto Povo de Deus que celebra.

Na liturgia a dimensão comunitária é essencial, pois como diz o referido nº 47: “Além da beleza dos espaços e dos ritos, da música e do canto, a celebração da fé é chamada a educar para a interioridade, para a comunhão e para o silêncio, criando momentos que disponham à escuta de Deus. É necessário cuidar sempre da formação litúrgica das comunidades, para que tanto os que exercem ministérios, como toda a assembleia entrem em diálogo com o Senhor.”

Ao destacarmos o papel da liturgia na nossa vida de fé percebemos a urgência de “uma permanente catequese mistagógica que introduza toda a comunidade na vivência dos tempos litúrgicos e na compreensão dos seus símbolos e ritos”, dando uma maior atenção à celebração do Domingo, pois “as comunidades cristãs são chamadas a recuperar o sentido profundo do Dia do Senhor, pela participação na Eucaristia e pela escuta da Palavra e encontrando formas de viver a fraternidade e a alegria cristãs.”

Estimulados por estas palavras, empenhemo-nos pessoal e comunitariamente para a celebração deste novo ano pastoral.

11 de Julho de 2018

São Bento, Abade, Padroeiro da Europa