Recomeço das Eucaristias Dominicais:

Caríssimos irmãos,

Neste Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, dirijo-me a cada um de vós na esperança de que todos se encontrem bem, apesar desta prolongada quarentena pelas razões que bem conhecemos. Desde meados do mês de março que deixamos de poder ter celebrações comunitárias. Felizmente no próximo domingo, SOLENIDADE DE PENTECOSTES (30 E 31 MAIO), poderemos retomar as nossas eucaristias, embora com algumas restrições e não menos precauções. Por estas razões aconselho as pessoas que pertencem aos grupos de risco a ficarem em casa e a acompanharem as celebrações através do canal da paróquia no YouTube ou pelo meu Facebook (José Manuel Fernandes). Peço, por isso, a vossa compreensão e colaboração no que diz respeito às normas que devemos implementar nas missas comunitárias. Destaco algumas:

• Desinfetar as mãos à entrada da Igreja (bem como antes e depois da comunhão)
  • Uso obrigatório de máscara (retirar apenas no momento da comunhão)
  • Manter o distanciamento social (tanto nos bancos da igreja, como na fila para a comunhão)
  • Evitar o contacto com superfícies, imagens ou outros elementos

Sei que nas primeiras celebrações haverá dúvidas e esquecimentos, mas para evitar estes constrangimentos contamos com a preciosa ajuda de vários irmãos que farão parte da Equipa de Acolhimento e Ordem que auxiliarão orientando-nos quer na entrada da igreja, quer à saída da mesma. Lembro ainda que devemos evitar aglomerações nos espaços fechados do centro paroquial, bem como no átrio exterior. Quanto aos horários das celebrações, em Secretariado Permanente, decidimos o seguinte:

• Sábado – 19h
  • Domingo – 9h e 11h
  • Semana – 19h

Naturalmente que estes horários são temporários e serão adaptados à medida que o desconfinamento for evoluindo. Quanto às outras atividades, sejam da catequese, dos escuteiros, dos jovens ou de outros grupos paroquiais - sempre que possível - mantêm-se recorrendo aos meios telemáticos. Para outros serviços paroquiais dever-se-á contactar a paróquia. Agradeço de coração o apoio que algumas pessoas têm prestado à comunidade ao longo desta quarentena, seja através do trabalho voluntário, seja através dos donativos que fizeram chegar à conta da paróquia (PT50 0033 0000 5009 9957 9650 5). Como compreenderão, toda a vossa ajuda neste momento é fundamental para continuarmos a nossa missão.

Não posso deixar de recordar que hoje é para nós o Dia de São Domingos e da Comunidade. No próximo ano de 2021 assinalaremos os 800 anos do passamento do nosso Santo. No seu leito de morte afirmou aos seus irmãos: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após a minha morte e ajudarvos-ei mais eficazmente do que durante a minha vida.” Que São Domingos continue a interceder no Céu pela nossa comunidade.rolex replica

Vosso irmão e prior
Fr. José Manuel Correia Fernandes, OP