A História da Paróquia

A Ordem dos Frades Dominicanos, fundada em príncípios do século XIII, rapidamente chegou a Portugal. Alguns dos primeiros dominicanos instalaram-se na quinta de recreio do rei, nesta zona de Benfica. Cerca de um século mais tarde é construído o Convento de São Domingos de Benfica, que dá o nome a esta parte da cidade, hoje freguesia de S. Domingos de Benfica. O Convento e a Igreja, com o nome de N. Sra. do Rosário, pertencem ainda hoje à paróquia de S. Domingos de Benfica. Por lá passaram e viveram dominicanos como fr. Vicente, fundador do Convento, frei Luís de Sousa, cronista, cuja sepultura ainda lá é bem visível, entre outros.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, do Convento de São Domingos de Benfica, foi constituída Paróquia autónoma no ano de 1959 pelo Senhor Cardeal Patriarca Dom Manuel Gonçalves Cerejeira.

Em 1962 foi nomeado Pároco o dominicano fr. Carlos dos Santos.

A Igreja do Convento, embora sendo de uma extraordinária beleza e de um alto valor histórico, apresentava grandes limitações em termos de espaço para acolher movimentos e serviços paroquiais, em termos de segurança para os paroquianos, pois era um lugar bastante isolado e, sobretudo, em termos de proximidade dos bairros que constituiam os seus territórios, o que significava que estava muito afastada dos seus habitantes.

Desta forma, tornou-se imperioso construir uma nova Igreja com o respectivo Centro Paroquial. Em 1973 foi celebrada a 1ª missa na Igreja de São Domingos de Benfica.

No Centro Paroquial reuniram-se os serviços paroquiais e sociais, que já funcionavam dispersos, tais como a Creche, o Jardim Infantil, A.T.L., entre outros.

Em 1987 surgiu o Centro Social Paroquial de São Domingos de Benfica como Instituição Particular de Solidariedade Social.

A Paróquia de São Domingos de Benfica tem uma população muito idosa, sentindo-se cedo a necessidade de criar apoios específicos para a Terceira Idade, principalmente para os idosos mais carenciados e desprotegidos, que eram alvo de grande preocupação por parte do Padre Carlos.

Em 1990 foi assim construído um Centro de Dia para a Terceira Idade, a Casa de Nª Sra. do Rosário, situada no beco da Botica, que apoia actualmente 70 utentes no Centro de Dia e 75 utentes no Apoio Domiciliário. Prestam igualmente um apoio complementar ao apoio domiciliário tipificado, denominado de Centro Ocupacional Protegido Para Idosos (COPPI).

Em 2005 terminou a construção de um Lar para a Terceira Idade, o Lar Padre Carlos, tendo recebido os seus primeiros utentes em Março de 2008. O Lar Padre Carlos tem actualmente 60 residentes, com uma idade média de 85 anos, o que faz com que grande parte dos utentes seja muito dependente.

Paralelamente a esta preocupação com a Terceira Idade, foi sempre dada uma atenção especial às crianças, tendo surgido muito cedo a creche, o jardim infantil e o ATL. Actualmente o Colégio São Domingos tem 48 crianças na Creche e 70 no Jardim de Infância.

A vida espiritual nos três estabelecimentos é vivida com atenção diariamente. Nos equipamentos da Terceira Idade, há terço semanal. No Centro de Dia há Celebrações Eucarísticas nos vários tempos do Ano Litúrgico e no Lar há com uma periodicidade quinzenal ou mensal. Nas crianças a vivência é diária com os seus educadores nas salas de aula e nas visitas à Igreja.
 

Copyright © 2012 - Paróquia S. Domingos de Benfica
Igreja Paroquial: Tel. 217 221 350 | secretaria@paroquiasaodomingosdebenfica.pt