Casamentos na Igreja Nª Senhora do Rosário

Carissímos noivos,

Começo por me alegrar com a vossa felicidade que a proximidade da data da celebração do vosso Matrimónio faz crescer ainda mais. Rezo por vós!

Organizar a Festa é, nesta altura, algo que vos ocupa muitíssimo. Ocupações agradáveis, umas, menos agradáveis outras, e, sobretudo muitas despesas. Mas é uma vez na vida!!!

Na Paróquia onde fizestes a preparação próxima do vosso casamento, já pagastes as taxas inerentes à organização do Processo. Caso tivésseis optado por celebrar o Matrimónio na igreja da Paróquia de um de vós, a celebração propriamente dita estaria isenta de qualquer taxa.

Decidistes, porém, celebrar o Matrimónio na Igreja Nossa Senhora do Rosário que não é a paroquial nem do noivo nem da noiva. O que só prova o vosso bom gosto… Esta Igreja é das mais belas igrejas de Lisboa, cheia de História e devoção.

Hoje em dia, a Igreja Nossa Senhora do Rosário está cedida à Força Aérea Portuguesa, não tem paroquianos próprios e tem despesas elevadíssimas de conservação e manutenção. É justo que aos noivos que não residem na Paróquia cobremos uma taxa de utilização do espaço sagrado para a celebração do Matrimónio: €80, quando o casamento é celebrado sem Missa, e de €100, quando a celebração do matrimónio se celebra dentro da Missa.

A referida taxa engloba o cumprimento de algumas tarefas burocráticas: lavrar o assento de casamento e recolher as assinaturas em Livro próprio, enviar a cópia deste para a Conservatória do Registo Civil que emitiu o Certificado para Casamento e, ainda, comunicar o vosso casamento às Paróquias onde fostes baptizados a fim de ser averbado à margem do assento de Baptismo.

Para tratar de todos os assuntos relacionados com Matrimónios, deverão dirigir-se ao Cartório Paroquial, cujo horário de atendimento é o seguinte:

Horário de Funcionamento:

2ª a 6ª feira das 15h às 19h