Informações


 O PROCESSO

(“TRATAR DOS PAPÉIS”)


 
A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das vossas paróquias pois é nelas que vivem toda a vossa vida cristã. Pode, porém, haver motivos que vos levem a realizar a celebração do vosso casamento noutra paróquia, ou noutra igreja.
 
Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, dirigir-se a uma das vossas paróquias:
- Para se informarem com tempo e antecipadamente de tudo o que é necessário organizar;
- Para marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo presente que, nalgumas paróquias e igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.
 
A organização dos documentos necessários para a celebração do Matrimónio deve começar cerca de três meses antes da data prevista. Uma vez que o Matrimónio pela Igreja Católica também tem validade como casamento civil, terão de ser organizados dois processos:
 
- O PROCESSO DA IGREJA, que deve ser preferentemente organizado na paróquia da noiva;
 
- O PROCESSO DO REGISTO CIVIL, que deve ser organizado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão pedir um CERTIFICADO PARA CASAMENTO, que tem a validade de 180 dias (seis meses).
 
Os documentos necessários são os seguintes:


• Para o PROCESSO DA IGREJA:
- Os vossos Bilhetes de Identidade devidamente actualizados;
- A data e a Paróquia do Baptismo de cada um de vós.
 
Podem ver se o vosso Baptismo está averbado na Cédula de nascimento ou se têm a vossa Cédula da Vida Cristã.
 
• Para o PROCESSO DO REGISTO CIVIL:
- Os vossos Bilhetes de Identidade devidamente actualizados;
- As vossas Certidões de nascimento, que devem ser pedidas nas Conservatórias onde se encontram os registos dos vossos nascimentos (ver e levar a Cédula ou Boletim do Nascimento, ou, pelo menos, uma fotocópia).
 
Não se esqueçam de referir a existência de situações especiais: celebração fora da paróquia, que exige a "transferência" do processo; nacionalidade estrangeira de um dos noivos, que obriga a formalidades especiais no processo do Registo Civil; etc.
 
Na Conservatória do Registo Civil deverão também informar-se sobre o regime de bens do casamento.
 
Para celebrarem o vosso Matrimónio, não basta apenas tratar dos papéis. Deverão organizar a vossa vida para poderem participar nos encontros promovidos por um Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM) ou participar nos Encontros de Noivos que a paróquia vos indicar ou que algum movimento cristão organize.
 
Se aproveitarem as oportunidades que vos são proporcionadas para aprofundar a vossa consciência e fortalecer o vosso entusiasmo, viverão mais intensamente o acto importante que é a celebração do vosso Matrimónio.
 
É também por esta razão que deverão dirigir-se a uma das vossas paróquias para se informarem, com tempo, sobre estes encontros.
 

Para tratar de todos os assuntos relacionados com Matrimónios, deverão dirigir-se ao Cartório Paroquial, cujo horário de atendimento é o seguinte:

 

Horário de Funcionamento:

2ª a 5ª feira das 15h às 19h

6ª feira das 15h às 18h


Telf. 217 221 351


Contacto

Igreja Paroquial
R. Raúl Carapinha, nº 15
1500-541 Lisboa
Tel. 217221350

Email:  secretaria@paroquiasaodomingosdebenfica.pt

Todos os direitos reservados © PARÓQUIA DE S. DOMINGOS DE BENFICA 2017 Realizado por Terra das Ideias