Agrupamento de Escuteiros 705


Agrupamento 705 - São Domingos de Benfica

Fundação

Em 24 de Abril de 1999 foi oficialmente fundado o agrupamento 705 – São Domingos de Benfica, o qual tem como patrono São Domingos de Gusmão.

Aceda ao site dos escuteiros em http://www.agrupamento705.org

 

Olhar o Passado para Acreditar no Futuro

Foi em 1996 que embarcámos na grande aventura de tornar o sonho realidade – A implantação de um agrupamento de escuteiros na paróquia de São Domingos de Benfica (SDB) era um desejo de longa data, em especial do nosso saudoso Padre (Pe.) Carlos Santos.

 

Em termos históricos, importa assinalar os seguintes momentos desta caminhada:

Em meados de 1996 o Pároco da igreja de São Domingos de Benfica, Pe. Carlos Santos, OP, fez o primeiro contacto com a Junta Regional de Lisboa (JRL) apresentando o desejo de fundar um Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE);

                       

Em 10 de Outubro de 1996 a JRL nomeou o Agrupamento 380 – Calhariz de Benfica como o Agrupamento Monitor, a quem muito agradecermos, pelo empenho e colaboração neste nosso projeto.

Em 31 de Dezembro de 1996 (Ordem de Serviço Regional n.º 211) é dado início ao processo de abertura do agrupamento;

Em Julho de 1997 foi disponibilizada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) uma casa no Bairro das Furnas para Sede do Nosso Agrupamento, na qual procedemos às obras necessárias para torná-la numa verdadeira sede de escuteiros.

Após algum tempo de formação de responsáveis adultos e com o apoio do Agrupamento Monitor, chegou finalmente o dia em que, sem qualquer tipo de hesitação, e com autorização da JRL foram abertas as portas a um conjunto limitado de rapazes e raparigas que pretendiam dar os primeiros passos no escutismo. Decorria o dia 10 de Outubro de 1997, quando foram admitidos 12 aspirantes a lobitos e 12 aspirantes a exploradores para trabalharem em São Domingos de Benfica como extensão do Agrupamento Monitor.

Além destas admissões existiam já duas equipas: a Equipa Chacal de Pioneiros e a Equipa Sancho Pança de Caminheiros, a desenvolver trabalho no Agrupamento Monitor.

 

 Em 24 de Abril de 1999 é oficialmente fundado o agrupamento 705 – São Domingos de Benfica, o qual tem como patrono São Domingos de Gusmão. Na cerimónia foram também filiadas a Alcateia 121 – Santa Maria Mãe de Deus e o Grupo Explorador 131 – São Miguel Arcanjo.

Neste mesmo ano, ficámos sem sede por a CML ter necessitado do espaço para a construção de um parque de estacionamento. O Agrupamento passou a reunir nas instalações da Paróquia de SDB, até vir a encontrar ou ser disponibilizado novo espaço para a realização das suas atividades.

A 16 de Fevereiro de 2002 foi filiado o Grupo Pioneiro 123 – São Bartolomeu dos Mártires.

Em Outubro de 2009, no âmbito da celebração de um Protocolo de cedência de espaço camarário, o Agrupamento volta a ter uma sede – o edifício do Centro Polivalente do sítio do calhau, sito no Bairro do Calhau, Monsanto.

 

A 24 de Abril de 2010 foi inaugurada a nova sede do Agrupamento e deu-se inicio a uma nova era.

 

705 – Um Agrupamento – uma bolota da árvore do escutismo…

Revisto o passado importa olhar o futuro e acreditar que é possível…

 

Missão e Valores do Escutismo

A Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade. Isto é alcançado:

  • Envolvendo os jovens, ao longo dos seus anos de formação, num processo de educação não-formal;
  • Utilizando um método original, segundo o qual cada indivíduo é o principal agente do seu próprio desenvolvimento, para se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida.
  • Ajudando os jovens na definição de um sistema de valores baseado em principios espirituais, sociais e pessoais expressos na Promessa e na Lei.

 

O ESCUTISMO

O Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

 

QUERO SER ESCUTEIRO

Entrar para o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é fácil!! Com mais de 1.000 Agrupamentos espalhados por todo o país, é muito provável que exista um muito perto de ti. Visita-nos em www.agrupamento705.org.

 

Quotização

Cada escuteiro paga uma quota anual que engloba os custos com o seguro escutista e com o funcionamento do CNE aos seus diversos níveis (nacional, regional ou de núcleo, agrupamento), Cada Agrupamento do CNE tem o seu próprio orçamento e como tal pode decidir o montante e o modo de cobrança da sua quota anual, motivo pelo qual deverás questionar previamente, a este respeito, a chefia do agrupamento a queres aderir.

 

Uniforme

Logo que faças a tua promessa de escuteiro poderás usar o teu uniforme, o qual poderá ser adquirido em qualquer uma das lojas escutistas que compõem o Depósito de Material e Fardamento do CNE.

 

Equipamento

O agrupamento local é normalmente proprietário, ou pelo menos tem acesso, a uma série de materiais de acampamento e de aventura, tais como tendas, cordas, equipamento de cozinha ou até mesmo canoas ou barcos. O custo destes equipamentos é normalmente suportado através de patrocínios ou de campanhas de angariação de fundos, e são materiais para uso dos elementos do Agrupamento, que o preservam.

 

Equipamento Pessoal

Eventualmente terás de adquirir algum equipamento pessoal, como por exemplo, uma marmita, um saco cama, uma mochila. Não é necessário comprares todo o material de uma vez. Aproveita estas ideias para prendas de aniversário ou de Natal.

 

Em resumo

Entrar para o CNE é fácil. Ser Escuteiro é uma experiência que te marcará para a vida!

Visita-nos em www.agrupamento705.org

 

 

CHEFIA DO AGRUPAMENTO

Chefe: Tiago Beirão

Chefe Adjunto: João Carlos Alves

Assistente: Frei José Manuel, OP

Secretário Administrativo e Financeiro: José Eduardo Beirão


ALCATEIA 121 - SANTA MARIA MÃE DE DEUS

Chefe: Gabriela Almeida

Chefe Adjunto: Sofia Margarida Beirão

Instrutor: José Eduardo Beirão

DIL: Catarina Oliveira


GRUPO EXPLORADOR 131 - SÃO MIGUEL ARCANJO

Chefe de Unidade: Jorge Oliveira

Chefe Adjunto: João Carlos Alves

DIL: Rúben Nunes


GRUPO PIONEIRO 123 - SÃO BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES

Chefe: Berta Luísa Oliveira

Chefe Adjunto: Alexandre Almeida

Instrutor: Luís


CLÃ SANTIAGO

Chefe: Tiago Beirão

Instrutor: Liliana Rego


CONTACTOS:

www.agrupamento705.org

cne_705@yahoo.com

Centro Social Polivalente do Sítio do Calhau

Rua António Macedo, n.º 1

Bairro do Calhau

1500 Lisboa


Contacto

Igreja Paroquial
R. Raúl Carapinha, nº 15
1500-541 Lisboa
Tel. 217221350

Email:  secretaria@paroquiasaodomingosdebenfica.pt

Todos os direitos reservados © PARÓQUIA DE S. DOMINGOS DE BENFICA 2017 Realizado por Terra das Ideias