Acólitos

HISTÓRIA

No final do ano de 1963, o Padre Carlos Santos, prior de São Domingos de Benfica dá início à estruturação de toda a pastoral paroquial. A Liturgia é objecto de uma atenção especial e desde logo, aparecem os primeiros acólitos, poucos e inexperientes, mas com uma enorme vontade de ajudar e aprender. Com a colaboração do Dr. Guilherme Braga (o nosso decano) e com a dedicação e formação do Pároco, é dado um maior relevo às missas dominicais da paróquia. Surge assim o Grupo de Acólitos, que nestes primeiros anos, acolitando ainda na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, foi alicerçando as bases para a criação da atual Associação.

Em 1974, com a criação do Centro Inter-Vicarial de Acólitos (CIVA), atualmente Serviço Diocesano de Acólitos (SDA), os acólitos de São Domingos passam a ter uma dimensão diocesana, com a participação em diversas cerimónias e eventos ao longo destes anos das quais se destacam a participação nas missas por ocasião das visitas dos Papas João Paulo II e Bento XVI e ainda a organização dos EMA´s (Encontro de Ministrantes do Altar) nos anos de 1995 e 2013.

Durante este percurso surgiu, em 1975, um grupo de raparigas Acólitas que deram grande incremento ao serviço do altar pela sua dedicação consciente e comprometida. Tal grupo desfez-se por obediência às orientações do Papa João Paulo II.

No início dos anos 80 é finalmente criada a Associação de Acólitos de São Domingos de Benfica, são elaborados os estatutos, eleito o seu primeiro presidente, Jorge Ferreira e constituída a primeira Direcção.

No ano de 2004, com vista a tornar a Associação de Acólitos mais adequada aos tempos modernos e preparada para os anos vindouros, foi feita uma profunda alteração estatutária e orgânica, passando a mesma a integrar três órgãos (Assembleia-Geral, Direcção e Escola de Responsáveis) e a organizar-se, em função da idade dos acólitos, em três sectores de formação: Seniores, Juniores e Juvenis (ex-Meninos do Coro), distinguindo-se estes últimos pelo hábito dominicano.

A Direcção é constituída pelo Presidente (eleito em Assembleia-Geral), vice-presidente, tesoureiro, secretário e pelos responsáveis dos sectores de formação. A Escola de Responsáveis é um órgão consultivo e os seus membros são eleitos pelos Acólitos Seniores.

Durante esta caminhada de 50 anos serviram dignamente ao Altar da Eucaristia 259 acólitos e cada um, sem exceção, contribuiu para a construção e crescimento deste grupo. Destes, dois seguiram a vida sacerdotal e um foi ordenado Diácono. A todos quantos passaram pelo acolitado em São Domingos esperamos que, durante a sua permanência, tenham procurado e encontrado o Amigo e sustentáculo das suas vidas. JESUS CRISTO.

Neste momento com trinta e um Acólitos e Acólitas e duas Aspirantes ao acolitado procuramos cumprir a nossa missão que não se cinge apenas ao serviço do Altar. Ela inclui o aprofundamento e desenvolvimento da fé dos acólitos, no fomento das vocações e a participação na acção evangelizadora da Igreja.

Que o Senhor nos continue a conceder uma fé humilde e forte, alegre e generosa para O testemunhar e servir.

MEMBROS

Direcção da Associação de Acólitos de São Domingos de Benfica