Comunidades Neocatecumenais

O  Caminho Neocatecumenal é um instrumento de Evangelização ao Serviço dos Bispos e foi definido por S.S. o Papa João Paulo II, como: um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje  (1)

Esta é uma das modalidades diocesanas de Iniciação Cristã e do Aprofundamento da Fé para todas as idades e condições.

O Caminho Neocatecumenal , realidade eclesial, nascido da renovação suscitada pelo Concilio Vaticano II, iniciou-se em Portugal em 1968/69, com a equipa dos seus iniciadores – Kiko Arguello e Cármen Hernandez – na Paroquia de Penha de França.

Na Paróquia de São Domingos de Benfica, teve o seu inicio no Advento de 1975, a pedido do então Prior – Padre Carlos Santos - , que viu nesta experiência de Evangelização, especialmente dirigida aos afastados da Igreja, uma oportunidade de renovação Paroquial.

Na nossa Paroquia a primeira catequização foi realizada por uma Equipa Internacional, tendo como seu responsável o Padre Mário Pezzi, que veio mais tarde a integrar a Equipa dos Responsáveis dos Iniciadores do Caminho Neocatecumenal.

Actualmente o Caminho na Paróquia  abrange cerca de 140 adultos distribuídos por cinco Comunidades,  cada comunidade tem a sua equipa de responsáveis. A 1ª, 2ª. e 3ª. Comunidades, dispõem ainda de uma  equipa de Catequistas . Todos os neocatecumenos são conduzidos e orientadas pelos Catequistas Itinerantes Responsáveis pela nossa Nação, Padre Ângelo Bello, o casal Fernando e Ana e David

replica iwc della migliore qualità online, benvenuto per l'acquisto. Esattamente come l'orologio originale.

No centro de todo o percurso neocatecumenal há uma síntese de pregação kerigmática. que começa com umas catequeses iniciais, que consistem na chamada à conversão. A boa notícia da Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é a Palavra de Salvação que leva a aceitar o Amor de Deus.

As Comunidades apoiam a sua vivência em três elementos fundamentais, “tripé” Palavra, Liturgia e vida de Comunidade. Tendo como modelo a Sagrada Família de Nazaré, lugar histórico onde o verbo de Deus, feito Homem, se torna adulto, crescendo em “sabedoria, idade e graça.”.... (2)

(1)     João Paulo II. .Epist. Ogniqualvolta, 30 Agosto de 1990

(2)     Cf. Lc 2,52 - Art~. 7º do Estatuto do Caminho Neocatecumenal